Enquanto a chuva cai, a grama expressa sua gratidão exibindo seu verde exuberante e reluzente. O mosaico de cores roxa, vermelha, branca e rosa das Sunpatiens forma um tapete colorido em meio as duas pistas de acesso ao Campus. Palmeiras e bananeiras dançam ao soprar dos ventos, bailando em sincronia com a melodia da brisa doce.
As folhagens exuberantes dos Crotns surpreendem com a coloração, deixando as passarelas entre um bloco e outro com ainda mais vida e alto astral. Combinando tonalidades de laranja, vermelho e amarelo, eles expressam beleza e elegância, encantando os olhos mesmo à distância.
Com suas folhas dispostas em leque e de coloração verde-escura, contrastada pelo colorido das flores amarela e branca, as Moreias tornam os espaços ainda mais bonitos. Reunindo ao mesmo tempo delicadeza e força, a espécie além de encantar com sua beleza, também é capaz de florescer o ano todo.
Sejam Ipomeas, Dianellas, Cycas ou Begônias, plantadas em lindos vasos ou ornamentando os canteiros e espaços, o importante é que o paisagismo funciona como uma moldura na tela, composta pelos elementos arquitetônicos, trazendo vida e beleza ao espaço, afinal, a vegetação transforma os ambientes.
E todo esse encanto visto ao longo de todo o Campus é fruto do projeto de paisagismo da Universidade de Rio Verde, buscando sempre encantar os olhos e aquecer os corações de servidores, professores, acadêmicos e visitantes.
Segundo a responsável, a professora e Engenheira Agrônoma, Dra. Karina Volpi Furtini Boldrin, o paisagismo é planejado sempre visando proporcionar efeitos estéticos ao Campus e ao mesmo tempo, proporcionar qualidade de vida a todos que usufruem desse espaço. “Para a escolha de plantas, levamos em consideração diversos aspectos, como a necessidade hídrica e nutricional das espécies e fatores relacionados à manutenção. Além disso, o aspecto visual é muito importante na escolha da espécie, já que cada espécie vegetal possui um formato característico, como o porte e a cor, por exemplo, portanto, aliamos ciência e arte na elaboração dos projetos,” relata Karina.
A Engenheira também é responsável pelo embelezamento dos prédios, que são pensando de maneira individual e explica que cada projeto é único, exigindo uma nova escolha de plantas, um estudo específico do ambiente a ser planejado. “Na UniRV utilizamos muitas espécies tropicais, que são adaptadas às nossas condições climáticas e que ao mesmo tempo possuem visual exuberante aliado às cores vivas,” afirma.
Karina acrescenta que o paisagismo tem a função de despertar emoção nas pessoas. ”Quando vejo que o Campus está bonito, quando as pessoas se sentem bem e felizes no ambiente onde estão, quando veem a beleza nos detalhes, fico muito feliz. Parabenizo a Administração Superior por investir nos projetos e transformar a nossa Universidade em um ambiente bonito, agradável, aconchegante e com mais qualidade de vida a todos,” acrescenta.
Mais de 150 espécies entre árvores, arbustos, trepadeiras, forrações e palmeiras compõem os jardins da UniRV promovendo alegria e embelezamento. Além disso, é comprovado que o contato e o convívio com plantas naturais proporcionam maiores níveis de saúde e bem-estar, tanto por questões físicas quanto emocionais, o que torna esse imenso jardim composto por centenas de espécies de plantas, um ambiente propício para o trabalho e os estudos.
“Os Jardins da UniRV trouxeram mais vida para o nosso ambiente de trabalho, além de alegrar o dia a dia dos nossos estudantes. Todo esse paisagismo nos leva a refletir sobre a importância de sermos gratos pelas coisas belas da vida. Trabalhamos constantemente para deixar a nossa Universidade cada vez melhor e aconchegante para toda comunidade universitária,” reforça o Reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Wilker Duarte