O Curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Rio Verde - UniRV tem como objetivos fundamentais formar um profissional com capacitação técnica e habilidades para o planejamento, a manutenção, e a inovação tecnológica na área. O futuro Engenheiro Mecânico deverá compreender as diferentes tecnologias, ser polivalente, criativo e crítico em relação à sua prática profissional, desenvolvendo intimidade com as várias ciências que dizem respeito à engenharia mecânica, formando um repertório pessoal e profissional que possibilite um olhar global sobre as realidades que se apresentam, habilitado às soluções técnicas, gerenciais, financeiras e ambientais, aos princípios psicossociais e éticos das relações humanas, à supervisão de equipes multidisciplinares e ao comando gerencial dos processos tecnológicos.
Desde seu nascimento, em 2003, a Faculdade de Engenharia Mecânica tem apresentado um contínuo desenvolvimento no sentido de seu objetivo de formar profissionais qualificados. Durante os cinco anos previstos para a formação, os graduandos são estimulados ao exercício das atividades como iniciação científica, monitoria, e estágios extracurriculares, bem como de pesquisa e extensão, fundamentais à formação profissional, com uma sólida formação básica multi/interdisciplinar, permitindo a aquisição de conhecimentos essenciais em profundidade e de modo integrado.
Diferenciais do curso e /ou Laboratórios
Devido ao elevado número de discentes que já trabalham como técnicos na área de mecânica procura-se sempre relacionar o conteúdo visto na faculdade com as atividades exercidas pelos profissionais em campo. Além disso, anualmente realizam-se workshops com empresas do segmento ou que empregam Engenheiros. Estas organizações vêm à faculdade e promovem palestras ou mostras durante a semana da Engenharia Mecânica ou em eventos relacionados com alguma disciplina específica.
O curso possui também uma competição semestral de Minibaja que envolve os graduandos e professores. Esta competição visa apresentar aos discentes o desenvolvimento de projetos complexos e trabalho em equipe.
A Faculdade conta com Laboratório de Química, Laboratório de Física, Laboratório de Informática, Laboratório de Metalografia e Ensaios Mecânicos, Laboratório de Processos de Usinagem, Laboratório de Processo de Soldagem e Conformação, Laboratório de Metrologia e Mecânica Automotiva, Laboratório de Eletrônica e Automação, Laboratório de Motores e Tribologia, Laboratório de Hidráulica e Fluidos, Laboratório de Ciências Térmicas e Refrigeração, e Laboratório de Fundição e Tratamentos Térmicos. Durante as atividades normais das disciplinas, os estudantes são levados aos laboratórios para realizarem atividades práticas relacionadas ao conteúdo teórico visto em sala.
Principais Áreas de Atuação/Mercado de Trabalho
Considerado o mais versátil de todos os engenheiros, o Engenheiro Mecânico se envolve na concepção, análise, fabricação, controle, organização, gestão e manutenção dos mais variados equipamentos industriais.
As indústrias metalúrgicas e as indústrias automobilística e aeronáutica são as mais tradicionais empregadoras do engenheiro mecânico. Mas este profissional é necessário em outros setores, como o de manutenção, nos diversos tipos de indústrias, de energia, de petróleo, na área de biociências, na indústria naval, além de trabalhar como autônomo e na prestação de consultoria para projetos industriais.
Com a proposta principal de ser uma Startup desenvolvedora de robôs inteligentes e autônomos para o manejo de plantas daninhas e insetos invasores nos...