Capacitar e formar profissionais para que sejam agentes de mudança, a partir do emprego de práticas transformadoras de excelência em gestão sustentável e agronegócio, necessárias, sobretudo às lideranças responsáveis por definir estratégias inovadoras e sustentáveis para que possam gerir pessoas e processos visando melhorias das organizações e na sociedade.
Ser reconhecido como referência na área da sustentabilidade e do Agronegócio no âmbito nacional e internacional na construção e difusão de soluções de gestão para problemas práticos e de aplicações para conhecimentos científico e tecnológicos, comprometido com o desenvolvimento da sociedade e das organizações de modo inovador e sustentável.
O PPGSA fortalece a produção de conhecimento técnico-profissional por meio da inovação de procedimentos, práticas e técnicas de solução de problemas buscando construir novas racionalidades nas relações e aos meios de solução de problemas.
b) Relevância econômica, social e ambiental no âmbito regional dos conhecimentos e soluções desenvolvidas;
c) Respeito à diversidade e à pluralidade teórica e metodológica das pesquisas;
e) Criatividade e inovação.
A área de concentração em "Sustentabilidade e Agronegócio" visa desenvolver conhecimentos e modelos estratégicos e inovadores que promovam a sustentabilidade no contexto das organizações e do agronegócio, promovendo a criação de valor e vantagem competitiva por meio de soluções estratégicas com alto potencial de impacto econômico e social e ambiental. O objetivo é a formação de recursos humanos de alto nível que sejam capazes de desenvolver modelos de gestão e governança que resultem em soluções inovadoras e sustentáveis que possam oferecer insights práticos para o dia a dia, particularmente em desafios estratégicos dos setores envolvidos considerando seus impactos na sociedade. Busca-se também contribuir para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Esta área de concentração se desdobra em duas linhas de pesquisa: “LP1: Gestão Sustentável e Agronegócio” e LP2: Estratégias Sustentáveis e Inovação.
Linha de Pesquisa L1: Gestão Sustentável e Agronegócio
Esta linha de pesquisa se concentra em desenvolver e aplicar modelos de gestão que alinhem as práticas do agronegócio com os princípios da sustentabilidade. Oferece uma abordagem inovadora e integrada, focada na sustentabilidade dentro do setor do agronegócio e o papel da inovação e da tecnologia na transformação para práticas mais sustentáveis considerando a melhoria da eficiência e a produtividade do setor. Ela enfatiza a importância de estratégias que não apenas impulsionam o crescimento econômico, mas também consideram os aspectos ambientais e sociais e contribuem para o bem-estar social e melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Linha de Pesquisa L2: Estratégias Sustentáveis e Inovação
As estratégias que incorporam a sustentabilidade podem ser consideradas como um importante aspecto nas organizações, por meio da criação de valor a partir de perspectivas econômicas, sociais e ambientais, resultando em uma oportunidade de vantagem competitiva. Nesse sentido, destaca-se o papel da inovação, considerada como a introdução de produtos, processos produtivos, métodos de gestão ou negócios, novos ou significativamente melhorados. Assim, esta linha foca na criação, implementação e avaliação de estratégias inovadoras que promovam a sustentabilidade nas organizações. Busca-se investigar a contribuição da interface entre a Estratégia a sustentabilidade e a inovação em um cenário que considera a
NOME: Gestão Sustentável e Agronegócio
PERIODICIDADE: Anual
Créditos em Disciplina: 24
Créditos para a Dissertação: 16
Outros Créditos: 0
Vagas Seleção: 20
Equivalência hora/crédito: 15