Acadêmicos das Faculdades de Medicina e Enfermagem realizaram na manhã desta sexta-feira, dia 23 de agosto, mais uma edição do projeto “CombHInando PreVenção”, com orientações sobre prevenção às infecções sexuais e coleta amostras de sangue para efetuação de exames de Hepatite dos tipos B e C, Sífilis e HIV. Foram atendidos mais de 200 estudantes, e cerca de mil exames serão realizados
A ação contou com a participação dos professores Dr. Elton Brás Camargo Júnior (Pró-Reitor de Assuntos Estudantis); Dra. Berenice Moreira (Diretora da Faculdade de Enfermagem); Ana Cleides Pereira dos Santos e Cristhiane Campos Marques.
O projeto nasceu em agosto do ano passo, por conta da urgência pela prevenção contra as ISTs, com o objetivo de atender principalmente jovens universitários que compõem um dos grupos com maior vulnerabilidade a infecções sexuais, por se tratar de um público em fase de descoberta da sexualidade. Além disso, os exames foram oferecidos também para servidores de qualquer idade.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, atualmente, há mais de 340 milhões de pessoas no mundo com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio de contato sexual com pessoa contaminada, sem uso de preservativo. A transmissão de uma IST pode acontecer de mãe para criança, durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as ISTs também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato com secreções corporais contaminadas.
A recomendação do Conselho Federal de Medicina é de que todas as pessoas realizem a testagem dessas doenças pelo menos uma vez ao ano. Importante lembrar que a entrega dos exames realizados será feita em sete dias úteis após a coleta. “Ações extensionistas desta natureza demonstram que a saúde de nossos acadêmicos e servidores é sempre uma pauta prioritária na UniRV,” reforça Berenice.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista: Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Faculdade de Enfermagem