Desde os primeiros passos na escola até a Faculdade, o papel dos pais é essencial para os estudantes e com o início da vida acadêmica vem a tradicional Cerimônia do Jaleco, um dos momentos mais aguardados pelos pais de quem começou a cursar Medicina. E para coroar esse momento tão sonhado, a Universidade de Rio Verde realizou na noite desta sexta-feira, dia 23 de agosto, a Cerimônia do Jaleco da Faculdade de Medicina. Uma iniciativa do Centro Acadêmico com apoio de professores e a direção do Curso.
A tribuna de honra foi composta pelo Vice-reitor, professor Dr. Arício Vieira da Silva; pela Pró-reitora de Graduação, professora Dra. Kênia Alves Barcelos; pelo coordenador multi-campus de Medicina, prof. Me. Christiano Bittar; pelo diretor do Curso, professor Me. Rychard Arruda; pela coordenadora pedagógica, profa. Ma. Vanessa Barbosa Thompson, pelos acadêmicos João Vitor Wilson Hall (vice-presidente do Centro Acadêmico), Eduarda Aparecida Ferreira (presidente da Associação Atlética) e os sextanistas homenageados Wallyson Maciel e Gustavo Souza.
A cerimônia do jaleco é um evento simbólico que marca o início da nova fase e vai além de uma simples celebração acadêmica, mas sim, é um marco que simboliza o compromisso dos estudantes com suas futuras profissões e a presença dos pais nesse evento serve para reconhecer e valorizar o papel essencial que desempenharam na jornada dos filhos.
Com auditório lotado e carregado de emoções e momentos felizes, pais, familiares e amigos prestigiaram a cerimônia de 103 estudantes recém-ingressados na Universidade de Rio Verde. Abrindo os discursos da noite, João Vitor falou da emoção dos pais em participar desse momento. “É muito importante que vocês valorizem o esforço que trouxe cada um até aqui. Peço para que vocês tenham equilíbrio em tudo que vocês fazem na vida, principalmente na Faculdade, pois o equilíbrio é a base para uma boa jornada. Finalmente o momento chegou e esse discurso é para os pais que sempre estiveram presentes, sem o apoio de todos não sei se seria possível vocês estarem aqui hoje, “comentou.
O momento especial também serviu de palco para homenagear os dois acadêmicos do sexto ano, que mais se destacaram no comprometimento e dedicação a jornada acadêmica, servindo de exemplo aos demais colegas, também no quesito dedicação aos eventos e ações do Curso. “Agradeço a UniRV pela oportunidade de realizar o meu sonho. Deixo um recado aos novos estudantes que aproveitem ao máximo e se dediquem, que essa jornada passa muito rápido e é a base para a vida profissional,” comentou Gustavo.
Em suas palavras, Rychard falou da alegria de prestigiar a Cerimônia do Jaleco. “Esse é um momento festivo e nós agradecemos a vocês pais por confiarem na UniRV. Hoje somos uma instituição referência e que tem recebido estudantes de todo o país e daqui saem profissionais comprometidos com a profissão. Vivenciam a vida acadêmica, aproveitem os seus anos de vivência prática, aproveitem os nossos laboratórios e toda infraestrutura que a Universidade oferece para que vocês possam se preparar para a vida profissional “comentou o Diretor, que ainda citou a construção do Hospital Municipal Universitário que será uma unidade de aprendizado.
Kênia relembrou que essa é a primeira grande emoção na vida dos pais, oficializando a entrada na jornada acadêmica, que se preparam para o grande dia da formatura daqui a seis anos. “Eu sinto muita alegria de estar participando dessa Cerimônia do Jaleco, ela traz um simbolismo muito importante, que é o peso do jaleco. E hoje vocês vão sentir o peso com a entrega dos seus pais, que colocam junto o amor, a disciplina, a organização e o compromisso com a vida acadêmica,” reforçou a Pró-reitora.
Finalizando as falas, em nome do Reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto, professor Arício cumprimentou de maneira calorosa todos os pais, pelo importante momento que representa a concretização de seus esforços. “Somos a família UniRV e seus filhos estão na melhor Universidade, com infraestrutura e metodologias de excelência para garantir que seus filhos saiam daqui preparados para se destacar na profissão que escolheram. Daqui a seis anos nos encontraremos novamente com todos vocês para celebrarmos o encerramento dessa jornada, onde seus filhos sairão daqui cidadãos éticos e comprometidos com a profissão, “finalizou o Vice-reitor.
Ao fim dos discursos acalorados e motivadores, a emoção tomou conta do ambiente, pais e acadêmicos concretizaram a vestimenta que consolida mais um importante marco nesse período tão mágico de ser calouro: a entrega do jaleco.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista: Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Wilker Duarte