Durante o mês de setembro, a Universidade de Rio Verde, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e da Faculdade de Psicologia, realizará ações em prol da saúde mental dos acadêmicos e em união à Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 foi estabelecido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além das ações que serão realizadas durante todo o mês, Universidade mantem estruturados vários programas de apoio psicopedagógicos que são realizados durante todo o ano. Os programas: Mente Aberta; Atendimento Psicológico Emergencial; Tutoria Mentoring e Elas por Elas são atividades continuas com o objetivo de dar um suporte profissional aos acadêmicos, bem como, oferecer um espaço para planejar, executar e avaliar ações de saúde mental com foco na promoção, prevenção e assistência psicoemocional e pedagógica.
O
Programa Mente Aberta foi criado com a missão de planejar, executar e avaliar ações de saúde mental com foco na promoção, prevenção e assistência psicoemocional e pedagógica. Por meio dele, a UniRV mostra sua preocupação, enquanto Universidade, com questões relacionadas à formação profissional, as quais vão muito além do ensino, perpassando variáveis sociais e mentais. Por isso, seu principal objetivo é realizar ações diversificadas que contribuam diretamente com a saúde mental e, consequentemente, com os aspectos pedagógicos dos estudantes.
Voltado ao suporte emocional aos acadêmicos em situação de crise e grave sofrimento psíquico, o
Programa de Atendimento Psicológico Emergencial realiza intervenção psicológica emergencial, individual, breve e de procura espontânea pelos discentes. É um espaço de escuta feito por meio de chamadas de vídeo ou ligações telefônicas. É importante destacar que não se trata de psicoterapia de longa duração, mas de psicoterapia breve e focal.
Buscando oferecer recursos pedagógicos e de acessibilidade para os estudantes, o
Atendimento Educacional Especializado tem como função identificar, elaborar e organizar esses recursos para os acadêmicos que tenham algum tipo de dificuldade de aprendizagem. Além do atendimento ofertado aos estudantes, os professores recebem capacitação pedagógica sobre como acolher os universitários com dificuldades de aprendizagem, visando sua inclusão social cidadã.
Outro programa voltado ao suporte para acadêmicos é o
Tutoria Mentoring, uma proposta baseada no acompanhamento regular de um grupo de alunos com seu mentor/professor durante os anos da graduação. Cada grupo conta com 15 estudantes e as reuniões têm duração conforme a temática debatida e a participação dos membros. Os temas propostos envolvem a vida acadêmica, rotinas da Universidade, saúde psíquica e física, atividades complementares e demais demandas a serem trazidas pelos próprios acadêmicos.
As mulheres que estudam na UniRV também recebem um olhar especial, por meio do grupo de apoio
Elas por Elas que é um espaço seguro e confidencial para discutir sexualidade, relacionamentos, família, saúde, assuntos acadêmicos e muito mais. Os encontros são online pela plataforma Google Meet, quinzenalmente, às terças-feiras, 18h.
A diversidade também tem espaço na Universidade de Rio Verde, que busca sustentar o intercâmbio de experiências, ideias e debates por meio do
Programa UniRV Diversidade, visando desenvolver ações inclusivas junto à comunidade acadêmica e externa, a fim de promover uma mudança cultural pautada nos direitos humanos e, consequentemente, no respeito às diferenças e às minorias. Tudo isso para prevenir e combater violências e preconceitos.
"O suicídio é um uma realidade que gera grandes prejuízos individuais e sociais. Como Universidade e como pessoas estamos fazendo o nosso papel em cada vez mais implementar ações voltados a saúde mental dos nossos acadêmicos, “comentou o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, prof. Dr. Elton Brás Camargo Júnior.
“Como Universidade, temos um compromisso com os pais de nossos estudantes, que confiaram a nós as formações profissionais de seus filhos, por isso, nos preocupamos em oferecer apoio psicopedagógico. Cuidamos da família UniRV, seja na realização de projetos pontuais ou mesmo no incentivo a práticas saudáveis dentro dos Câmpus e ser saudável engloba físico e mental,” reforçou o Reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe Ascom UniRV:
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Arte: Thiago Macedo