Mais um importante marco na história da Universidade de Rio Verde e que representa um avanço acadêmico e científico da instituição, foi aprovado junto à CAPES-MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, a nível de Doutorado. A autorização foi divulgada nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, fortalecendo ainda mais a reputação de excelência da Universidade no cenário nacional.
A aprovação do primeiro Doutorado da UniRV é o reflexo dos investimentos e da visão estratégica da gestão atual, que prioriza a qualidade da infraestrutura, laboratórios e equipamentos modernos e o corpo docente, fortalecendo não apenas a instituição, mas também a sua capacidade de gerar impactos sociais e econômicos significativos. Além disso, no contexto do agronegócio, a aprovação do Doutorado representa uma contribuição ainda maior, com a oportunidade de desenvolver novas tecnologias e soluções para os desafios enfrentados pelo setor.
A proposta encaminhada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de Rio Verde à CAPES inclui o trabalho de vários professores do Programa de Mestrado em Produção Vegetal, que não mediram esforços para a sua construção do documento de solicitação. Para a aprovação, foram considerados critérios como a adequação da proposta ao contexto atual, a importância socioeconômica da formação dos egressos, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica da Universidade. A análise observou ainda, a infraestrutura de ensino e pesquisa, o quadro de professores, o acesso a equipamentos de alta tecnologia, dentre outros aspectos.
Segundo o Pró-reitor de Pós-graduação, professor Dr. Claudemir Bertuolo Furnielis, a validação da CAPES representa um avanço para a Universidade, que expande a oferta de formação avançada em uma área estratégica para o fortalecimento do agronegócio. “A aprovação é fruto do trabalho de uma equipe que atuou fortemente no planejamento deste Programa, especialmente agradeço as professoras Dra. Ivone Vieira Pereira, coordenadora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Dra. June Faria Scherrer Menezes, coordenadora do Mestrado em Produção Vegetal, e de docentes do Programa, em particular, a Dra. Camila Jorge Barnabé Ferreira, o Dr. Matheus de Freitas Souza e o Dr. Givanildo Zildo da Silva. Esse esforço conjunto garantiu a aprovação do primeiro Doutorado da UniRV, que vai contribuir ainda mais para o agronegócio em Goiás e também em todo o país”, comenta o Pró-reitor.
A Universidade de Rio Verde já oferece o Programa de Mestrado em Produção Vegetal desde o ano de 2004, agora a instituição avança ainda mais ao ampliar seu leque de oportunidades, reforçando o compromisso com a excelência na formação de profissionais qualificados e com a pesquisa científica de alto nível. O primeiro processo seletivo está previsto para acontecer no primeiro semestre de 2025. “Essa aprovação é um marco significativo para a Universidade de Rio Verde e também para o agronegócio brasileiro, refletindo a excelência da UniRV na pesquisa e na produção de conhecimento científico e tecnológico. Parabéns ao professor Bertuolo e todos os professores que se dedicaram pra tonar possível a aprovação do nosso primeiro Doutorado”, ressalta o Reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto.
Além disso, com a aprovação do Doutorado, a UniRV amplia também as possibilidades de captação de recursos estaduais e federais, em órgãos como a Finep, o CNPq e a própria CAPES angariando fomento para vários outros projetos e programas e o aumento do quantitativo de bolsas de pesquisa. Sem contar a possibilidade de ampliar o quadro de doutores em uma área que promove soluções para a força motriz da economia brasileira, o agronegócio.
“Este é um momento histórico para a UniRV e para todos que fazem parte dessa trajetória. A aprovação do nosso primeiro Doutorado é a confirmação de que estamos ofertando ensino, pesquisa e extensão de excelência. Essa conquista é fruto do empenho e dedicação de muitos docentes e eleva ainda mais o nome da nossa instituição no cenário nacional e internacional. Com esse novo Programa, reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento de soluções para o agronegócio, um setor tão vital para o Brasil. Estamos mais preparados do que nunca para continuar formando profissionais de excelência e gerando conhecimento que impacta positivamente a sociedade.” finaliza Alberto Barella.
Equipe ASCOM
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Arte: