Em uma noite repleta de aprendizado, o VI Congresso Médico de Rio Verde (VI COMERV), movimentou a Universidade de Rio Verde – UniRV nesta sexta-feira, 20 de setembro. O evento, realizado com o apoio da Faculdade de Medicina (Campus Rio Verde) e idealizado pelo Centro Acadêmico, reúne acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área da saúde para discutir temas relevantes e inovadores em seu campo de atuação. Este ano contou com mais de 600 participantes.
Inovando, em uma atividade pré-congresso, o evento se iniciou com uma palestra de João Adibe Marques, CEO da empresa farmacêutica CIMED. Antes de tudo, o empresário pediu que todos dessem um abraço em um amigo que estivesse próximo, descontraindo a plateia e incentivando a integração. Dando início à palestra, ele então apresentou um panorama do mercado nacional, ressaltando a parceria entre a medicina e a indústria farmacêutica. Ele também mostrou dados de como o Brasil está avançando neste campo em comparação a outros países.
João Adibe também comentou sobre a importância da participação no congresso e sua relevância para os futuros médicos. "É um orgulho gigante estar neste evento. Em primeiro lugar porque nós somos uma farmacêutica, e o nosso propósito é proporcionar saúde e acessibilidade a toda a população brasileira. O que mais me orgulhou ao ser convidado para o VI COMERV foi poder contribuir com a formação médica, que eu adoro e faz parte do DNA farmacêutico. Para os que estão se formando e para os que já se formaram: vamos aproveitar as oportunidades que o nosso Brasil tem", declarou.
Em seguida, o palestrante respondeu a perguntas dos participantes.
A mesa diretiva foi composta pelo Vice-Reitor, Prof. Dr. Arício Vieira da Silva; pelo Coordenador Geral Multi-Campus, Prof. Me. Christiano Bittar; pela Coordenadora da Faculdade de Medicina Campus Rio Verde, Prof. Ma. Vanessa Thompson; pelo Coordenador do Internato e Coordenador Docente do VI COMERV, Prof. Esp. Marcos Vinícius Meira Vaz; pela Coordenadora Docente do VI COMERV, Prof. Ma. Júlia Vasco Tezo de Almeida; pela Presidente do Centro Acadêmico, Raquel Dias Pacheco; e pela Presidente do VI COMERV, Giulia Zoratto de Oliveira.
Dando início oficial ao evento, Giulia deu as boas-vindas aos participantes e esclareceu sobre a escolha do tema: ‘Raízes da Medicina – Explorando o passado para construir o futuro’. "A temática foi escolhida para que possamos olhar para trás, para tudo que já foi construído na Medicina, e pensarmos no desenvolvimento e conhecimento que produzimos para chegarmos até aqui e refletirmos sobre o que nos espera no futuro. Não sabemos o que virá, mas faremos o melhor para construir um futuro brilhante para a Medicina", afirma a acadêmica.
Em seguida, o Professor Marcos Vinícius, parabenizou o Centro Acadêmico e demais envolvidos na organização do evento, enaltecendo sua grandeza. "A cada ano, nossos acadêmicos se superam no trabalho para concretizar o COMERV. Este evento cresce a cada ano e ganha cada vez mais relevância, chegando a nível nacional. Desejo que este seja um final de semana de aprendizado grandioso, com muita troca de conhecimento para todos", declara.
Representando o Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, o Vice-Reitor, Prof. Dr. Arício, destacou como o Congresso é uma atividade que sempre aborda temas e discussões importantes para os futuros médicos, enriquecendo sua experiência acadêmica. "É sempre uma grande alegria prestigiar este evento tão bem planejado e executado pelos nossos acadêmicos. Todo ano o evento oferece grandes palestras, cursos inovadores e muita troca de experiências entre estudantes, pesquisadores e profissionais, e a UniRV está comprometida a dar total suporte. Esperamos que este seja mais um evento que agregue na formação de vocês", pondera.
Dando sequência, o médico Guilherme Neif, cardiologista no Hospital Sírio-Libanês, realizou a palestra magna da noite, apresentando de forma visionária o tema 'Como se destacar na Medicina'. De forma ousada, o médico abordou como muitas vezes a sociedade afirma que o mercado da medicina está saturado, em seguida apresentou aos participantes dados e estatísticas que além de comprovar o contrário, mostram a necessidade de se formarem mais médicos.
Ele também apresentou sua trajetória como médico desde a graduação até a fundação de sua empresa de ensino médico: MedNeif.
Guilherme também comentou sobre o sucesso do evento e sua satisfação em participar. "É uma grande alegria participar do maior COMERV de todos os tempos. O pessoal da UniRV é ávido por conhecimento. Todos os futuros médicos são muito interessados em crescer e se desenvolver, e eu garanto que quem participar do Congresso vai aprender muito", afirmou.
Ao final da palestra, Guilherme realizou o sorteio de diversos brindes, como livros e um estetoscópio da marca Littmann.
Para Ana Beatriz Moreira, representante dos acadêmicos no Conselho Universitário e estudante do 10º período de Medicina, afirma que participar do Congresso é sempre uma boa experiência: "É uma honra poder participar do COMERV mais uma vez, este evento que é tão especial aqui na UniRV. Gostaria de agradecer a instituição pelo apoio na realização do evento, que melhora a cada ano".
Para o Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, a concretização de mais um Congresso Médico de Rio Verde é motivo de orgulho, pois mostra o compromisso dos futuros médicos com a busca pelo saber. "É com grande alegria que parabenizo a todos pela realização do VI COMERV. O Congresso fortalece a troca de experiências entre profissionais e estudantes e acima de tudo promove o avanço do conhecimento na área médica. A nossa universidade reitera seu total apoio e compromisso em continuar colaborando para o sucesso desta iniciativa nos próximos anos. Que estes dias de Congresso sejam um marco de aprendizado e inovação aos participantes", assinala.
O Congresso vai até domingo, 22, com palestras, minicursos e mesa-redonda, conduzidos por especialistas, nos quais os participantes terão a oportunidade de explorar diversas vertentes da medicina, das abordagens clássicas até as mais inovadoras, envolvendo cuidados como o atendimento humanizado e a Medicina Baseada em Evidências.
A programação também conta com a apresentação de trabalhos científicos nas modalidades oral e ê-poster.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Wilker Duarte