Na última sexta-feira, 20, os acadêmicos da Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde – UniRV, partiram rumo ao Tribunal de Justiça de Goiás – TJ-GO, para participar de uma palestra com o Promotor de Justiça do Tribunal do Júri da Comarca de Campinas (SP), Rogério Sanches Cunha.
A palestra fez parte das atividades do Grupo de Estudos Tutela da Vítima e de sua Família no Sistema Punitivo da Escola Judicial do Tribunal (EJUG), órgão responsável pela capacitação de magistrados, servidores e comunidade jurídica em geral. A atividade aconteceu no auditório da EJUG.
O Professor Dr. Eduardo Álvares de Oliveira, também coordenador do evento, iniciou a atividade agradecendo a presença dos estudantes da Universidade da qual faz parte e à Diretora do curso, Prof. Dra. Línia Dayana Lopes Machado pelo envolvimento dos acadêmicos.
A palestra teve como objetivo discutir as principais abordagens e mecanismos jurídicos disponíveis para assegurar a proteção das vítimas, desde a fase de investigação até a execução penal, incluindo as questões de reparação de danos e o suporte psicológico e social necessário para a plena recuperação da vítima e de sua família.
A abordagem do professor Rogério Sanches trouxe reflexões fundamentais sobre como o sistema penal pode e deve atuar para equilibrar a necessidade de punição com a garantia de direitos às vítimas.
A Diretora, Prof. Dra. Línia reforça a importância da participação dos estudantes em atividades que os aproximem da prática e agreguem em seu aprendizado. Ela também agradeceu ao suporte oferecido pela Universidade, que tornou esta atividade possível.
Incentivador das práticas e parcerias, o Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, ressalta a importância da atividade: “O envolvimento em ações que aproximam nossos acadêmicos de grandes profissionais da área e os colocam em atividades que fortalecem a experiência pedagógica são extremamente positivas durante a graduação, pois desta forma os futuros profissionais estabelecem conexões importantes e tem acesso a oportunidades únicas. A UniRV se compromete a continuar proporcionando o suporte necessário para a concretização destas ações”, declara.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Faculdade de Direito