Comemoramos hoje, 24 de outubro, o aniversário da cidade de Goiânia, um marco importante na história do Estado de Goiás. Nesta data, a Universidade de Rio Verde – UniRV celebra a história, o presente produtivo e o futuro promissor da cidade.
O Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, comenta: “Nossa Universidade muito se orgulha por fazer parte dessa história, através da parceria estabelecida com a comunidade local. A implantação do nosso campus em Goiânia representa para nós um importante passo na expansão do ensino superior de qualidade na região e tem gerado resultados muito positivos”.
A parceria entre nossa instituição e a cidade começou a ser idealizada em 2012, um ano após a implantação do curso em Rio Verde. A UniRV solicitou ao Conselho Estadual de Educação (CEE) a implantação de um novo campus. A autorização foi concedida em 2023. O prédio construído em cinco pavimentos e uma área de mais de 6 mil metros², localizado em área nobre da capital foi adquirido no mês de outubro e integra o patrimônio da instituição.
A participação da UniRV em Goiânia aumentou exponencialmente o número de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, que somados aos atendimentos gratuitos realizados nas clínicas-escolas, resultam em torno de 60 mil atendimentos à comunidade local anualmente.
Além disso, a presença da Universidade na capital goiana amplia o acesso à educação de qualidade para jovens talentos locais, desenvolvimento de pesquisas e projetos que beneficiam a comunidade e a troca cultural entre a comunidade acadêmica.
Nesta data tão importante, o Reitor Prof. Dr. Alberto Barella ressalta o compromisso da UniRV com o desenvolvimento da capital. “Nossa Universidade continuará a trabalhar em prol de um futuro próspero para toda a cidade e seus habitantes. Este é o momento de celebrar as conquistas e buscar inspiração para os desafios que estão por vir. Parabéns, Goiânia!”, assinala.
Conheça um pouco da história
Em 18 de maio de 1933, o decreto estadual nº 3359 determinou a escolha da região para a edificação da nova capital de Goiás. Em 24 de outubro do mesmo ano, no local definido pelo arquiteto Attilio Corrêa Lima, o médico Pedro Ludovico Teixeira lançou a pedra fundamental de Goiânia, se tornando o fundador da cidade. A data foi escolhida para homenagear os três anos da revolução de 1930.
Na época, o nome sugerido para a cidade havia sido “Petrônia”, em homenagem a seu fundador. O jornal O Social realizou um concurso cultural para ajudar na escolha do nome, no qual a segunda opção era Goiânia. Esta teve menos de 10 votos contra os 68 de “Petrônia”. No entanto, por razões que não foram reveladas, o Pedro Ludovico escolheu Goiânia e em 1935 formalizou o nome da nova capital.
Goiânia cresceu e se desenvolveu de forma notável ao longo dos anos. Hoje, a cidade é um centro de oportunidades acadêmicas, culturais, econômicas e sociais reconhecido nacionalmente.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Rogério Guimarães