Nessa segunda-feira, 21, a Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde – UniRV deu mais um passo importante no desenvolvimento do Projeto de Extensão "Promoção da Alfabetização Científica na Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental". Esta iniciativa tem como principal objetivo capacitar professores que atuam na rede municipal, proporcionando um curso de formação continuada com ênfase na área de Ciências, visando aprimorar suas práticas pedagógicas e ampliar a compreensão científica em sala de aula.
A formação é voltada para professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Renovação, em Rio Verde, e busca promover a integração entre teoria e prática, equipando os docentes com ferramentas didáticas que facilitam a construção de um ambiente de ensino investigativo e estimulante. Além disso, o projeto envolve a participação de professores e acadêmicos do curso de Pedagogia da UniRV, o Coordenador da área de Ciências da Secretaria Municipal de Educação e a equipe pedagógica da escola.
A coordenadora do projeto, Professora Ma. Deusmaura Vieira Leão, enfatiza a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento educacional: “A formação continuada é essencial para que os professores mantenham seu repertório atualizado, mas, além disso, oferece práticas pedagógicas que transformam a sala de aula em um espaço onde a curiosidade e a investigação são incentivadas, promovendo uma compreensão mais profunda e crítica do conhecimento científico."
O curso está estruturado a partir de uma metodologia participativa, que envolverá estudos de caso, oficinas práticas, discussões em grupo e a elaboração de sequências didáticas. Esse formato visa incentivar a reflexão crítica sobre as práticas de ensino, proporcionando aos professores a oportunidade de revisitar e atualizar seus conhecimentos, além de desenvolver novas estratégias pedagógicas que atendam às necessidades de seus alunos
A diretora do curso de Pedagogia Professora Ma. Eli Guimarães ressalta: “Uma proposta desta natureza possibilita aos acadêmicos, a oportunidade de um contato direto com outras realidades, auxiliando no desenvolvimento da consciência social e política deles, contribuindo, assim, para formação de profissionais mais capacitados e comprometidos com as necessidades da sociedade.”
O Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto parabeniza a iniciativa: “Este projeto marca a colaboração e proximidade entre a Universidade e a comunidade local. Reafirmamos nosso compromisso com a formação de professores preparados para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino na rede pública”, assinala.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Faculdade de Pedagogia