O Programa de extensão universitária "Arte e Cultura Não Têm Idade" é um exemplo inspirador de como educação, arte e cultura podem se unir para promover inclusão e bem-estar. Coordenado pelos professores Deusmaura Vieira Leão, Caroline Josiane Nascimento Fernandes e Márcio Francisco da Silva, o projeto transcende os limites acadêmicos ao criar uma ponte significativa entre os estudantes da Universidade de Rio Verde e os idosos da Associação Beneficente Auta de Souza (ABAS).
Marcado por uma tarde repleta de atividades significativas, como música ao vivo, bingo, entrega de lembrancinhas aos idosos e um lanche coletivo, o dia 30 de novembro, trouxe ainda mais alegria e interação entre os participantes.
Segundo a professora Ma. Deusmaura Vieira Leão “a importância deste programa reside na sua capacidade de transformar vidas, ao oferecer atividades artísticas e culturais, como música, dança, teatro, artes plásticas e literatura, estimula a criatividade, a expressão emocional e a cognição dos idosos. Essas ações vão além da diversão, contribuindo para a melhora da qualidade de vida, promovendo bem-estar e fortalecendo a autoestima dos participantes.”
Para a professora Eli Guimarães, diretora do curso de Pedagogia, “O projeto oferece aos acadêmicos uma oportunidade única de aplicar conhecimentos teóricos em um contexto prático e enriquecedor. Ele promove a integração entre gerações, permitindo a compreensão das necessidades e potencialidades dos idosos. Essa vivência prática é essencial na formação de futuros pedagogos e psicólogos, preparando-os para abordar de maneira humanizada os desafios de suas carreiras profissionais.”
O evento contou com a presença do professor Dr. Gilmar Oliveira, coordenador da Câmara de Extensão, que destacou a relevância de iniciativas como esta para a universidade: “Projetos de extensão como este mostram o impacto social que a Universidade pode alcançar, reforçando o nosso compromisso com a formação cidadã, promovendo a interação entre diferentes gerações e levando os benefícios do ensino superior para além dos muros da instituição.”
O encerramento do evento celebrou não apenas as conquistas do programa, mas também os laços de afeto, respeito e aprendizado mútuo que foram criados ao longo dessa jornada. Que este seja mais um de muitos passos na promoção de ações que unem conhecimento e solidariedade, reforçando o papel transformador da educação.
Iniciado em abril deste ano, o Programa de extensão universitária "Arte e Cultura Não Têm Idade" é voltado para oferecer atividades educacionais artísticas e culturais a pessoas com 60 anos ou mais, além de promover uma rica integração entre idosos e acadêmicos. O objetivo central do programa é explorar diversas linguagens artísticas, como música, dança, teatro, artes plásticas e literatura.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Faculdade de Pedagogia/Edição: Wilker Duarte