Mais uma importante parceria da Universidade de Rio Verde com a Prefeitura de Rio Verde, que fortalece a pesquisa e a extensão universitária, foi entregue na manhã desta sexta-feira, dia 13 de dezembro, as estufas e sala de aulas do Centro de Capacitação do PROCINVERDE. As unidades foram construídas com a finalidade de capacitar os produtores de hortaliças e frutas nos mais diversos níveis tecnológicos, visando fortalecer a política de implantação do Cinturão Verde no município de Rio Verde.
O local que conta com duas estufas (casa de vegetação) e uma sala de aula mobiliada com capacidade para 40 pessoas, que além colocar em prática o projeto de implantação do Cinturão Verde, servirá de importante espaço para a Universidade desenvolver pesquisas e promover a capacitação dos produtores, por meio aulas práticas e teóricas, que serão oferecidas gratuitamente tanto para os produtores rurais e de hortaliças, quanto para estudantes de áreas afins.
Além disso, as estufas e o trabalho de capacitação da Universidade também contribuirão com a economia local, evitando a importação de alimentos de outras localidades para o consumidor de Rio Verde e oportunizando a produção em maior escala no município. Outro fator importante é a utilização do espaço para as atividades práticas de acadêmicos de vários Cursos, se tornando um local de aplicar o conhecimento aliado a capacitação de produtores.
A inauguração do local e entrega à Universidade de Rio Verde, contou com a presença do Prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale e do Reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto, além de Secretários municipais, Pró-reitores, autoridades ligadas a Agricultura Familiar e demais convidados. A estrutura foi construída na área onde funcionou a antiga cerâmica, contando com amplo espaço para receber as atividades extensionistas e o público que participará das ações de capacitação e treinamento.
“A Universidade de Rio Verde através dos seus diversos departamentos, vai capacitar os nossos profissionais, quer seja, os produtores rurais, os pequenos produtores e os técnicos que vão atuar em campo. Quem ganha com isso é o consumidor final, que vai ter alimento de qualidade, e o mercado que vai ter a oportunidade de produzir mais. A entrega dessas estufas reúne um conjunto de fatores e essa importante parceria visando o fortalecimento da agricultura familiar,“ comenta o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Paulo Martins.
“Estamos entregando dentro do Programa Cinturão Verde, que é o desenvolvimento da autossustentabilidade da produção de hortifruti em parceria com a nossa Universidade de Rio Verde, onde ela vai fazer o treinamento dos pequenos e micro produtores de hortifruti aqui da região de Rio Verde. Quero agradecer a Universidade de Rio Verde, na pessoa do nosso Reitor Alberto Barella por essa importante parceria, “ completou o Prefeito.
“Hoje mais um dia importante para a nossa Universidade de Rio Verde, inauguramos e recebemos essas duas casas de vegetação, onde a Universidade de Verde junto com o município estará desenvolvendo o Programa Cinturão Verde. Vamos qualificar os produtores de hortifruti e esse é um projeto especial para a nossa Universidade, um projeto de extensão universitária que demostra toda interdisciplinariedade, envolvendo diversos cursos e isso é muito importante para a UniRV, pois além de formar mão de obra externa, será mais um espaço de tecnologia e sala de aula prática para os nossos acadêmicos ,” finaliza Alberto Barella.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Eduardo Thomaz